A relação entre cristianismo e escravidão atlântica reúne histórias de legitimação, participação institucional, contestação e resistência entre os séculos XV e XIX. Igrejas, clérigos, missionários, proprietários de pessoas escravizadas e comunidades negras não adotaram uma posição única diante do tráfico transatlântico e das sociedades escravistas das Américas. Argumentos cristãos sustentaram hierarquias e propriedades humanas, enquanto outros discursos religiosos denunciaram o tráfico, defenderam a emancipação ou ofereceram recursos simbólicos e institucionais para a luta pela liberdade. A investigação histórica exige identificar atores, períodos, territórios e relações de poder, sem atribuir às instituições o conjunto das experiências vividas por africanos e seus descendentes.
O sistema atlântico e suas transformações
A escravidão antecede a expansão europeia pelo Atlântico, mas o tráfico entre África, Américas e Europa adquiriu escala, organização econômica e consequências demográficas próprias. A conquista colonial, as plantações, a mineração e os circuitos mercantis sustentaram sistemas de trabalho compulsório em que pessoas foram compradas, vendidas e herdadas. Leis, práticas de violência, categorias jurídicas e classificações raciais moldaram a experiência dessas populações.
O mundo atlântico não foi uma unidade política. Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Países Baixos e diferentes territórios africanos participaram de relações que mudaram ao longo de séculos. A composição das igrejas e a intervenção do Estado variavam de acordo com a colônia, o regime de patronato religioso, a legislação e as formas de organização local. Generalizar uma decisão episcopal ou uma campanha protestante como atitude de todo o cristianismo produz um quadro histórico pouco confiável.
A historiadora Katharine Gerbner, em seu levantamento Church and Slavery, demonstra que igrejas cristãs participaram do comércio e da posse de pessoas escravizadas, enquanto posições abolicionistas institucionais permaneceram minoritárias durante grande parte do período moderno. Sua análise também destaca a agência de cristãos negros, escravizados ou libertos, na construção de comunidades e na formulação de argumentos contra a escravidão.
A expansão ibérica e os discursos de legitimação
Na colonização portuguesa e espanhola, instituições católicas participaram de uma ordem política em que a conversão religiosa coexistia com exploração econômica e coerção. Alguns autores justificavam a escravização a partir de concepções de guerra justa, direito de domínio, diferenças religiosas e alegados benefícios da catequese. As regras e os discursos mudaram, e a prática ultrapassou frequentemente qualquer limite reivindicado pelos próprios defensores da ordem.
Evangelizar e escravizar não eram conceitos idênticos, mas estiveram relacionados em determinadas justificativas. Argumentava-se que o batismo poderia integrar pessoas africanas à fé cristã sem alterar sua condição jurídica de propriedade. Em outras ocasiões, pregadores criticavam maus-tratos e exigiam deveres morais dos senhores, preservando ainda assim a estrutura escravista. A diferença entre reforma do tratamento e contestação da própria instituição é fundamental.
No Brasil, a produção de discursos sobre disciplina religiosa e moral deve ser lida no contexto colonial. Ronaldo Vainfas, em Trópico dos pecados, analisa documentos normativos, intervenções inquisitoriais e práticas sociais que revelam tensões entre prescrições cristãs e a vida cotidiana. Esses documentos não podem ser empregados como espelhos diretos de todas as experiências da população, porque frequentemente foram produzidos por autoridades que pretendiam controlar comportamentos.
Ordens religiosas, missionação e interesses materiais
Ordens religiosas mantiveram colégios, missões, fazendas e diferentes formas de patrimônio, por vezes integradas a circuitos de trabalho escravizado. Seus agentes podiam defender instrução religiosa, casamento e determinados direitos sacramentais sem formular objeção à propriedade de pessoas. Em outros contextos, religiosas e religiosos participaram de controvérsias contra práticas violentas e defenderam populações submetidas a exploração.
A pesquisa histórica precisa distinguir a posição de cada autor, a política da ordem e as ações observáveis em determinada localidade. Um sermão denunciando abuso não demonstra automaticamente que seu autor ou instituição rejeitasse a escravidão. Tampouco é correto ignorar críticas específicas apenas porque não atingiam a estrutura escravista como um todo. O estudo documental ganha precisão quando pergunta o que era permitido, o que era recomendado e o que de fato ocorreu.
A análise de Travis Glasson sobre o anglicanismo missionário mostra uma contradição especialmente expressiva. A Society for the Propagation of the Gospel in Foreign Parts (SPG) promoveu missões entre pessoas escravizadas, mas também manteve participação corporativa na economia escravista, inclusive com uma plantação em Barbados. O caso demonstra por que as intenções declaradas de cristianizar populações não devem ser confundidas com libertação jurídica ou igualdade social.
Interpretações bíblicas favoráveis à escravidão
Defensores cristãos da escravidão apelavam a passagens bíblicas que regulavam relações servis ou mencionavam pessoas escravizadas. Textos como Levítico 25, Efésios 6:5–9, Colossenses 3:22–4:1 e 1 Pedro 2:18 podiam ser invocados para sustentar obediência aos senhores e contestar movimentos emancipacionistas. A recepção desses textos variou no tempo; a forma moderna de escravidão racial e hereditária não deve ser tratada como idêntica às diferentes condições de dependência que aparecem nas sociedades antigas.
Gênesis 9:25–27, a chamada maldição de Canaã, também foi utilizado por alguns intérpretes para construir justificativas racializadas. O próprio relato bíblico se refere a Canaã, e vinculá-lo automaticamente à escravidão de todos os africanos depende de associações históricas posteriores. O exame do uso social desse texto revela mais sobre os interesses e construções dos intérpretes do que sobre uma suposta classificação racial expressa originalmente na passagem.
Analisar um argumento pró-escravidão exige examinar sua lógica completa: seleção das passagens, tradução, equiparação entre formas antigas e modernas de servidão e entendimento da autoridade bíblica. Uma citação isolada não explica o desenvolvimento das instituições coloniais; interpretações ganhavam força ao se articular a interesses de propriedade, hierarquias legais e teorias raciais.
Argumentos cristãos de contestação
Críticos da escravidão mobilizaram outras passagens e princípios. Êxodo tornou-se referência importante para comunidades que associavam sua condição à experiência bíblica de cativeiro e libertação. Gálatas 3:28 foi lido como afirmação de igualdade fundamental dos crentes em Cristo; Filemom foi debatida em torno da relação entre fraternidade cristã e posse de uma pessoa escravizada. As inferências éticas, contudo, eram disputadas: alguns intérpretes sustentavam que igualdade espiritual não implicava abolição imediata, enquanto outros consideravam essa separação insustentável.
No século XVIII e, com crescente mobilização, no XIX, grupos e indivíduos cristãos participaram de campanhas de combate ao tráfico e à escravidão. Quakers tiveram papel relevante em movimentos abolicionistas, embora sua história também inclua participação anterior no escravismo. A contribuição de evangélicos britânicos, reformadores católicos e correntes protestantes norte-americanas deve ser situada em contextos locais, e não transformada em prova de uma conversão uniforme das igrejas à causa emancipacionista.
Molly Oshatz examina como a controvérsia norte-americana levou cristãos antiescravistas a discutir a relação entre princípios bíblicos, desenvolvimento histórico e pecado social. Suas conclusões não significam que todos os opositores da escravidão adotassem a mesma teologia. Pelo contrário, a própria necessidade de argumentar mostra como divergências sobre hermenêutica e ordem social atravessavam denominações.
A experiência religiosa das pessoas escravizadas
A história religiosa do Atlântico não pode ser contada somente por documentos de proprietários, missionários e autoridades. Africanos e descendentes criaram organizações de ajuda, redes de parentesco e práticas religiosas em condições de violência e vigilância. Em comunidades cristãs, podiam utilizar batismo, matrimônio, irmandades, culto e vínculos com lideranças para proteger relações familiares, afirmar dignidade ou reivindicar recursos jurídicos.
Essa participação não elimina a coerção que acompanhou muitas conversões. Uma pessoa podia receber instrução religiosa sob imposição, apropriar-se parcialmente de um repertório cristão e continuar a cultivar memórias e práticas africanas. O sentido da conversão precisa ser investigado em cada caso, pois a oposição abstrata entre aceitação sincera e submissão passiva é insuficiente para descrever experiências vividas.
No Caribe e na América do Norte, reuniões de oração, cânticos, interpretações de Êxodo e comunidades negras desempenharam papéis diversos. Noel Leo Erskine destaca a elaboração religiosa feita por africanos e seus descendentes no mundo das plantações, mostrando que suas formas de cristianismo podiam sustentar sobrevivência, organização social e resistência. É preciso evitar romantizar o sofrimento: a criatividade espiritual não justificou nem compensou a violência da escravidão.
Irmandades, batismo e sociabilidades no Brasil
No Brasil colonial e imperial, irmandades religiosas formadas por africanos e seus descendentes, escravizados e libertos, contribuíram para organizar festas, sepultamentos, auxílio mútuo, identidade e redes de convivência. Cada irmandade possuía normas e relações próprias com autoridades eclesiásticas. Sua presença em espaços católicos não significa ausência de conflitos nem assimilação cultural sem negociação.
O batismo podia tornar públicas certas relações de parentesco espiritual e inserir a pessoa em registros paroquiais. O casamento e outros atos sacramentais também deixaram fontes para a reconstrução de famílias. Entretanto, o reconhecimento religioso de vínculos não garantia sua proteção diante de compra, venda ou deslocamento forçado. A análise histórica precisa considerar tanto o potencial de reivindicação quanto os limites impostos pelas relações de propriedade.
A história do congregacionalismo brasileiro em seu contexto histórico reúne vários desses processos, enquanto a investigação da escravidão atlântica exige ampliar a escala para rotas oceânicas, territórios africanos e outras sociedades americanas. Um recorte não substitui o outro.
Protestantismo, escravidão e conflitos confessionais
Comunidades protestantes também experimentaram profundas divisões em torno da escravidão. No sul dos Estados Unidos, pastores e leigos desenvolveram argumentos teológicos que buscavam conciliar evangelização com propriedade de pessoas. Outras comunidades protestantes, inclusive negras e abolicionistas, contestaram essa conciliação. A coexistência de liturgia compartilhada e dominação racial é parte da história, não uma contradição a ser apagada da documentação.
No Brasil do século XIX, missionários e igrejas protestantes chegaram a uma sociedade ainda escravista. Alguns estavam ligados a correntes antiescravistas; outros mantiveram postura hesitante ou conviveram com redes sociais marcadas pela posse de pessoas escravizadas. Émile Léonard registra episódios e debates do protestantismo nascente e discute a atuação do reverendo E. C. Pereira, que publicou uma obra abolicionista em 1886. Duncan Alexander Reily reúne documentos sobre o protestantismo e a abolição, permitindo distinguir declarações de posições concretas.
Tais registros tornam visível o risco de projetar sobre todas as denominações brasileiras uma narrativa de pioneirismo abolicionista. A questão pede identificação dos atores e das consequências institucionais. A formação do congregacionalismo e de outras tradições protestantes apresenta uma história mais ampla que deve ser relacionada, mas não confundida, com suas atitudes diante da escravidão.
Redes de circulação, liturgia e disciplina comunitária
O papel social do cristianismo variava conforme a natureza das instituições locais. Paróquias coloniais registravam sacramentos, igrejas protestantes podiam manter listas de membros e documentos de disciplina, e confrarias administravam fundos e obrigações coletivas. Esses registros são úteis para examinar a presença de pessoas escravizadas e libertas, mas cada tipo documental responde a interesses específicos. Um nome num registro de batismo não esclarece, por si só, a vontade da pessoa, a convivência cotidiana ou o grau de autonomia de sua família.
A música e a leitura pública das Escrituras também permitiam formas de participação coletiva. No Atlântico anglófono, canções e narrativas cristãs foram apropriadas por grupos negros em redes que transcenderam uma única plantação. No Brasil, a cultura religiosa de irmandades e comunidades locais combinou práticas católicas institucionalmente reguladas com formas de sociabilidade e memória de origem africana. Isso não torna todas as manifestações religiosas equivalentes: a comparação histórica exige atenção ao repertório, ao território e à situação jurídica de seus participantes.
A disciplina eclesiástica podia restringir comportamentos e reforçar autoridade senhorial, mas também criava procedimentos formais nos quais pessoas escravizadas por vezes apresentavam reivindicações. O mesmo mecanismo institucional, dependendo de quem o controlava e das circunstâncias, podia funcionar como instrumento de subordinação ou espaço limitado de negociação. Os historiadores não devem atribuir efeitos libertadores automáticos a toda instituição religiosa, mas tampouco ignorar a agência das pessoas que atuavam dentro de estruturas restritivas.
Economia, hierarquias raciais e linguagem religiosa
A propriedade de pessoas não era apenas convicção abstrata de senhores: estava apoiada em legislação, mercados, crédito, heranças e formas de coerção. Argumentos cristãos foram utilizados para dotar esse sistema de legitimidade moral ou para contestá-lo. Em determinados contextos, a diferença entre cristãos e não cristãos foi empregada para justificar captura ou exploração; em outros, classificações raciais tornaram-se decisivas independentemente do batismo da pessoa escravizada.
Essa transformação ajuda a explicar a persistência da escravidão mesmo quando a universalidade da dignidade espiritual era admitida em linguagem religiosa. A condição de cristão podia ser reconhecida sem que se reconhecessem liberdade, propriedade de si e direitos civis. A separação entre igualdade espiritual e desigualdade legal não era uma necessidade lógica do texto bíblico: foi uma solução histórica defendida por agentes interessados em preservar relações sociais específicas.
A crítica antiescravista, por sua vez, nem sempre rompeu imediatamente com hierarquias raciais. Apoiar a proibição do tráfico, defender colonização de libertos em outro território e exigir igualdade política eram programas distintos. A história do abolicionismo cristão torna-se mais precisa quando reconhece essas diferenças e as transformações de posição ocorridas ao longo do tempo.
Abolição, emancipação e persistência de desigualdades
O processo de abolição no mundo atlântico não ocorreu numa única data. Proibição do tráfico, emancipação gradual, libertação jurídica e acesso à cidadania foram medidas distintas que variaram de um território a outro. Igrejas podiam apoiar uma dessas medidas e opor-se a outras; proprietários podiam promover campanhas de instrução religiosa sem reconhecer liberdade civil.
No Brasil, a abolição legal de 1888 encerrou a condição jurídica de escravidão, mas não removeu automaticamente estruturas de desigualdade econômica e racial. Memórias religiosas posteriores às vezes destacaram apenas personagens cristãos favoráveis à emancipação. A pesquisa histórica deve examinar documentos que mostrem simultaneamente participação no sistema escravista, ações contrárias a ele e a experiência dos libertos na construção de novas comunidades.
Avaliar uma campanha religiosa somente pelo discurso de seus líderes também pode obscurecer a iniciativa de pessoas negras livres e escravizadas. A agência dessas populações aparece em petições, registros eclesiásticos, histórias de fuga, redes abolicionistas e práticas comunitárias. A liberdade foi resultado de lutas e processos sociais mais amplos que qualquer instituição religiosa isolada.
Controvérsias historiográficas e uso das fontes
As fontes mais disponíveis foram frequentemente produzidas por autoridades coloniais, proprietários, agentes missionários ou estudiosos posteriores. Elas trazem categorias de classificação e juízos que não podem ser reproduzidos como descrições transparentes de africanos e descendentes. O silêncio do arquivo exige atenção: a ausência de depoimento direto não prova ausência de ação, pensamento ou resistência.
O historiador distingue condenação do tráfico, limitação dos abusos senhoriais, propostas de alforria e defesa da abolição universal. Essas posições têm conteúdos diferentes. Também distingue um indivíduo católico ou protestante, uma conferência eclesiástica, uma instituição que possuía propriedades e uma comunidade composta de fiéis com interesses conflitantes.
A leitura das Escrituras participa dessa pesquisa como história de interpretação. É diferente afirmar que uma passagem menciona escravidão antiga, que um pregador moderno usou a passagem para defender a escravidão atlântica e que esse argumento era moralmente válido. A investigação histórica analisa o segundo fenômeno sem confundi-lo com adesão ao argumento.
Literatura religiosa e a disputa pela memória da escravidão
Memórias de missionários, periódicos confessionais, relatos de viajantes e documentos administrativos não devem ser lidos como narrativas neutras. Um relatório produzido para financiadores podia destacar os benefícios da evangelização sem registrar em igual medida a coerção cotidiana. Uma autobiografia de liberto, por outro lado, podia oferecer elementos de experiência e resistência ausentes dos documentos institucionais. A confrontação desses gêneros permite identificar tanto as vozes preservadas quanto as lacunas criadas pela desigualdade de acesso à escrita.
A história da abolição também foi narrada posteriormente por comunidades que desejavam associar sua própria tradição à liberdade. Essa memória pode valorizar personagens cristãos importantes, mas precisa ser comparada com campanhas organizadas por pessoas negras, ações políticas, revoltas, processos judiciais e transformações econômicas. O trabalho crítico reconhece contribuições religiosas efetivas sem transformá-las na causa exclusiva da emancipação.
Legado histórico e memória cristã
A escravidão atlântica deixou marcas na organização das igrejas, nas hierarquias sociais, na cultura religiosa e nas narrativas públicas sobre responsabilidade moral. Confrontar esse passado exige combinar a história das instituições com a presença ativa de africanos e afrodescendentes que transformaram tradições religiosas sob condições severas. O cristianismo aparece nessa história como linguagem de poder, de pertencimento, de crítica e de emancipação, com alcances diferentes segundo quem o utilizou.
O estudo se relaciona ao tema da Reforma e das tradições protestantes e ao panorama das missões modernas, mas exige uma pergunta própria: como instituições e pessoas cristãs participaram da produção, da contestação e da memória da escravidão atlântica? Essa pergunta só pode ser respondida preservando tanto a violência documentada quanto a diversidade de experiências das pessoas afetadas.
Bibliografia
- GERBNER, Katharine. “Church and Slavery”. Oxford Bibliographies in Atlantic History, 2022. DOI: 10.1093/obo/9780199730414-0361.
- GLASSON, Travis. Mastering Christianity: Missionary Anglicanism and Slavery in the Atlantic World. Oxford: Oxford University Press, 2011. DOI: 10.1093/acprof:oso/9780199773961.001.0001.
- OSHATZ, Molly. Slavery and Sin: The Fight against Slavery and the Rise of Liberal Protestantism. Oxford: Oxford University Press, 2011. DOI: 10.1093/acprof:oso/9780199751686.001.0001.
- ERSKINE, Noel Leo. Plantation Church: How African American Religion Was Born in Caribbean Slavery. Oxford: Oxford University Press, 2014. DOI: 10.1093/acprof:oso/9780195369144.001.0001.
- VAINFAS, Ronaldo. Trópico dos pecados: moral, sexualidade e Inquisição no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. Introdução e parte I, sobre disciplina moral e fontes inquisitoriais.
- LÉONARD, Émile G. O protestantismo brasileiro: estudo de eclesiologia e história social. São Paulo: ASTE. Seções sobre o protestantismo oitocentista e as controvérsias relativas à escravidão.
- REILY, Duncan Alexander. História documental do protestantismo no Brasil. São Paulo: ASTE. Seção “O protestantismo e a abolição da escravidão”, p. 138 da edição consultada.